Cassio Nobre – Seleção 2014

Macroterritório 2 • Metropolitana de Salvador • Salvador • Seleção 2014

Cassio Leonardo Nobre de Souza Lima

Contato: cassionobre@gmail.com

Músico, compositor, diretor e produtor musical, etnomusicólogo, nascido em 1977 em São Luiz/Maranhão, e radicado em Salvador/Bahia desde 1987. Como músico, tem larga experiência na área de execução, composição, gravação, direção musical e produção musical, atuando desde 1993 ao lado de diversos artistas e grupos, e desde 2003 em carreira solo, com inúmeras apresentações no Brasil e no exterior (Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Gâmbia, Grécia, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal, Senegal). Acompanhou diversos artistas da música popular da Bahia, tais como Raimundo Sodré, Xangai, Samba Chula de São Braz, Lazzo Matumbi e Elomar. Também tocou com bandas e artistas representativos do rock baiano, tais como Dois Sapos e Meio, Márcio Mello, e Rebeca Matta.

Desde 1998, trabalha com criação de trilhas sonoras para vídeo, espetáculos de circo, dança e teatro, tendo participado de projetos premiados em mostras e festivais nesta área, no Brasil e no exterior. Dedica-se também, desde 1999, à pesquisa e ao registro audiovisual de manifestações trans-culturais, e transformações musicais nas culturas populares e tradicionais, principalmente no Brasil, América Latina e África. Como etnomusicólogo (Mestrado em Etnomusicologia pela UFBA, 2008; Doutorando em Etnomusicologia pela UFBA, desde 2013), vem desenvolvendo, desde 2005, projetos de pesquisa e produção cultural em comunidades tradicionais afro-descendentes na região do Recôncavo Baiano. Publicou artigos em revistas e anais brasileiros e internacionais, incluindo um capítulo em livro sobre cultura afro-brasileira (Prêmio Palmares 2010), além de ter participado de congressos nacionais e internacionais de pesquisas sobre música.

Desde 2003 trabalha também como produtor e diretor musical em gravações de CD e projetos de circulação de shows de música popular brasileira. Produziu e lançou 3 obras musicais de sua própria autoria: o CD “Ultima Pele” (através do Programa BNB de Cultura 2006); o CD “Viola de Arame” (através do Fundo de Cultura da Bahia 2010); e o álbum digital “Larvamigra” (através da Bolsa Funarte de Produção para Internet 2010). Seu próximo trabalho autoral – o CD “Couraça” – tem lançamento independente previsto para 2014.

De 2011 a 2014, atuou como Coordenador de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), sendo o responsável pelo planejamento e coordenação de programas de fomento a música no estado da Bahia, tais como o Programa Mapa Musical da Bahia, o Programa de Apoio as Filarmonicas da Bahia, o Programa de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes da Funceb e o Programa Bahia Music Export.