Fábio Haendel – Seleção 2014

Macroterritório 2 • Metropolitana de Salvador • Salvador • Seleção 2015

Fábio Eduardo Santos Haendel

Contato: fabiohaendel@gmail.com

Fábio Haendel é um artista múltiplo, originalmente das artes plásticas, formado pela escola de Belas Artes da UFBA, com experiência nas áreas de ilustração, design, animação e arte-educação. Filho do músico instrumentista Willy Haendel, tem em suas raízes o gosto pela música e, movido pelas criações de Bob Dylan, também se tornou cantor e compositor, participando de diversos festivais e eventos universitários. Possui mais de 70 composições dois Cds gravados,”O Dono do Tempo”, de 2008 e “Nuvens”. de 2014. Em 2012, junto com Kátia Borges, Mariana Paiva, Nilson Galvão e Lígia Benigno criou o Sarau “Prosa e Poesia” e desde então vem aprofundando-se na pesquisa literária.

Fábio Haendel toca acompanhado da sua banda, formada pelos músicos Henrique Duarte (baixo), Estevam Dantas (piano e acordeon), Lucas Dinis (guitarra), Pedro Dantas (bateria), Willy Haendel (bandolim e violão clássico) e Saulo Tacio (percussão), ao longo da carreira apresentaram-se em importantes casas como o 30 Segundos Bar (BA), Bar Balcão (BA), Café e Cognac (BA), Odeon Sabor e Arte (MA), Portela Café (BA), Sagarana Café-Teatro(MG), Palacete das Artes (BA), Casa de Tereza Arte, Gastronomia e Cultura (BA), Amsterdam music pub (MA), Barulhinho Bom (MA), Visca Sabor e Arte (BA), Teatro Eva Herz (BA), Teatro do ICBA (BA), entre outros. Como resultado da pesquisa sobre a relação da poesia com a música durante esses quase dois anos de Sarau “Prosa e Poesia” criou o show poético “Nuvens”, com músicas e poesias autorais, músicas em parceria com escritores e poetas convidados.

Foi selecionado esse ano para participar de duas antologias poéticas: editora Cogito e Sarau da Onça. Atualmente está finalizando o livro de poesias e ilustrações “Antes das Nuvens”. Realiza atividades e projetos com poetas/escritores baianos e com o coletivo Mutum (artes integradas).

Parceiros nas composições e na interpretação:
Mariana Paiva- “Poemas Sonhados”
Escritora e jornalista, Mariana Paiva estreou na literatura com Barroca (2011), publicado pela Coleção Cartas Bahianas da P55 Edições. O livro é um passeio entre a prosa e a poesia, e tem apresentação assinada pela escritora Mabel Velloso. Mariana é uma das organizadoras do Sarau Prosa e Poesia, que há dois anos movimenta a cena literária de Salvador, e já apresentou convidados como Chacal, Ricardo Aleixo, João Paulo Cuenca e Carlos Prazeres, maestro da Orquestra Sinfônica da Bahia.
Lançou este ano o livro Lavanda Coleção Poiese da editora Kalango, ainda em 2014 Mariana lançará Olho da Rua, livro de microcontos que sai pela editora carioca Penalux, e um outro livro pela Coleção Cartas Bahianas, da P55 Edições. Atualmente, ela trabalha na biografia do poeta baiano Damário Dacruz, falecido em 2010.

Nilson Galvão- “Sábios Blues” e “Curta Metragem”
Nílson Galvão é poeta e jornalista. Tem dois livros publicados, “Caixa Preta” e “Ocidente”, ambos pela coleção Cartas Bahianas, da Editora P55. Neles, exercita uma poesia que busca dialogar com as estranhezas do cotidiano. Em 2009, foi menção honrosa no Prêmio de Arte e Cultura do Banco Capital. Publica seus poemas no Facebook e no blog Blag (nilsonpedro.wordpress.com), e integra o Sarau Prosa e Poesia. É mestrando em Comunicação e Política pela Universidade Federal da Bahia, e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo da Bahia, onde atua como profissional de comunicação.

Kátia Borges- “Beleza Moça”
Kátia Borges é escritora e jornalista. Publicou os livros de poesia “De volta à caixa de abelhas” (2002, Selo As Letras da Bahia), “Uma Balada para Janis” (2010, Edições P55) e “Ticket Zen” (2011, Escrituras) e, de prosa, “Escorpião Amarelo” (2012, Edições P55). Seus poemas foram publicados ainda nas coletâneas, “Sete Cantares de Amigos”, “Concerto Lírico para 15 vozes”, “Roteiro da Poesia Brasileira – Anos 2000? e Traversée d’Océans – Voix poétiques de Bretagne et de Bahia, edição bilíngue organizada por Dominique Stoenesco.

Cantora convidada (dueto na música Poemas Sonhados): Illy Gouveia
A cantora Illy Gouveia, nascida e criada na cidade de Salvador, tem 27
anos e pelo menos há 8 anos escolheu o caminho da música para trilhar.
Estudou canto na Oficina de Música da Universidade Federal, e na Escola
Baiana de Canto Popular. Integrou-se ao grupo Samba Dibanda, dividindo
palco com grandes nomes como: Seu Jorge, Mart’nália, Neguinho da Beija
Flor, Dih Ribeiro, entres outros. Participou de trilha sonora de diversas
peças infantis e recentemente deu início a sua carreira solo com um lindo
projeto em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi. Segue com suas apresentações até final do ano interpretando canções do mestre, e em estúdio, Illy, grava o seu primeiro disco solo com canções inéditas sem data prevista para lançar.

Fabio_Haendel
Poemas Sonhados
Fábio Haendel
Fabio_Haendel
Vestir Despir
Fábio Haendel
Fabio_Haendel
Morro Do Submundo
Fábio Haendel