Gutemba – Seleção 2014

Macroterritório 6 • Seleção 2014 • Vitória da Conquista

Gutemberg Ribeiro Vieira

Contato: gutembergvieira@hotmail.com

 

GUTEMBA

Cantor e compositor popular desde o início da década de 80, tem atuado em eventos diversos, tais como: festivais, semanas de cultura, feiras de artes, shows individuais e coletivos, peças de teatro etc. Com um trabalho que incorpora gêneros variados e representativos da música brasileira. Seu repertório inclui obras próprias, parcerias e de outros artistas (amigos e emergentes). Utiliza-se de temas que vão do universo cultural regional ao estrangeiro, do rural ao urbano, e do litoral ao sertão.

Participou de vários registros fonográficos (vinis e CDs) e audiovisuais. Dentre estes, destaca-se a participação na obra “Auto da Catingueira” de Elomar Figueira Melo, no programa “Arrumação” de Saulo Laranjeira (TV Minas), no programa “Outros Baianos” da Educadora FM (Salvador) e nos Festivais de Música “Canta Bahia”, realizados pela TV Sudoeste e TV Bahia em 1994 e 1996.

Lançou em março de 2006 o CD “Collecta”, que é uma reunião de obras gravadas entre 1991 e 2006 pelo autor e por outros artistas, e prepara o CD “Da vida e do tempo”, que reúne obras inéditas do mesmo período.

Em parceria com o compositor Papalo Monteiro, compôs o trabalho musical “Kanto dos Poemas Eskolhydos de Glauber Rocha”, projeto que envolve músicas sobre poemas de Glauber. Em 2009 realizou o show “Glauber 70 anos” em comemoração ao setentenário do cineasta.

Participou em novembro de 2011 do “Festival Avuador” realizado pela Rede Motiva e Maquinário produções, em Vitória da Conquista.

Em março de 2012 apresentou-se em Salvador, na Sala do Coro do TCA, pelo Conexão Vivo.

Apresentou em setembro o projeto Lítero-musical “Destino de Cigarra” composto de poemas de Camillo de Jesus Lima musicados por Gutemba, no teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, em comemoração ao Centenário deste poeta.
Ainda, em 20 de dezembro participou do “Natal da Cidade” em praça pública, com o mesmo projeto para um público aproximado de 4.000 pessoas.

Atualmente, dedica-se à gravação e divulgação deste projeto.

Gutemba
Bahiando
Gutemba
Gutemba
Entre a flor e o espinho
Gutemba
Gutemba
Duplo Sentido
Gutemba