Neto Lobo e a CacimBA – Seleção 2014

Macroterritório 2 • Metropolitana de Salvador • Salvador • Seleção 2014

Álvaro Alberto de Almeida Neto

Contato: netoloboeacacimba@gmail.com

O primeiro disco veio em 2009 com letras fortes sobre o povo nordestino, que ficaram marcadas na voz de Neto Lobo e apresentaram um estilo singular da banda que utiliza instrumentos típicos, como pandeiro, zabumba, timbau e surdo virado. Entre as músicas em destaque no primeiro trabalho, está ‘Eu sou do Gueto’, que virou um hino da classe trabalhadora baiana, ‘Pedra do Elefante’, uma homenagem a Itaipuaçú (RJ), que acolheu a banda durante uma turnê de oito meses no Rio de Janeiro, ‘Zefirino Faz a Feira’ e ‘Mariana do Amparo’, além de ‘A Peleja do Diabo com a Flor’, eleita pelos fãs como a melhor música da banda, que fez parte da trilha sonora da novela TV Globo, ‘Malhação’, entre 2011 e 2012.

No mesmo ano de lançamento do primeiro CD, a banda realizou algumas turnês, como por exemplo, uma série de shows entre Juazeiro e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, e apresentações no Severyna de Laranjeiras, Casa do Caranguejo (Niterói), Feira de São Cristóvão, Casa Rosa, Posto 9 e Circo Voador, dividindo o palco com nomes como DJ Cyro, Lia de Itamaracá, Alceu Valença e Zeca Baleiro durante a temporada carioca. Com apresentações em cidades baianas e outros estados do país, Neto Lobo e a CacimBA participaram de diversos projetos, como ‘Som Salvador’ no Pelourinho, ‘Fome Zero’ no Teatro Castro Alves ao lado de Geraldo Azevedo, Roberto Mendes e Chico César, além da abertura da Exposição ‘Contados’ (Escola de Belas Artes, UFBA) e se apresentou na Feira da Música (CE), sendo uma das duas representantes da Bahia no evento. Ainda na mesma temporada, o grupo foi uma das atrações do São João do Pelô, em Salvador.

Já em 2010, lançou o projeto ‘Neto Lobo e a CacimBA toca forró e convida’ ao lado de Zé de Tonha, Bando Virado no Mói de Coentro e A Volante do Sargento Bezerra. Logo depois, tocou em Recife durante a Feira Música Brasil e novamente na Ilha de Itaparica ao lado de Roberto Mendes. No mesmo ano, a banda fez mais uma temporada pelo Nordeste e se apresentou ao lado de Márcio Mello no Projeto Música no Porto (Porto da Barra, Salvador) e na Festa de Arembepe com Adão Negro, Jau e Jorge Aragão. Além disso, a banda participou e foi escolhida uma das melhores do Festival “Grito Rock” (Quebra Mar na Barra da Tijuca – RJ), o maior festival integrado do Brasil. No mesmo ano, participou da coletânea ‘O Novo Som do Brasil’ do DJ Cyro, que durante cinco anos de pesquisas reuniu músicas de diversos estados brasileiros, escolhendo Neto Lobo e a CacimBA para representar o momento musical da Bahia na época, sendo a única banda com duas músicas inclusas no CD, as canções ‘Ladeira’ e ‘Eu Sou do Gueto’.

em 2011 a banda realizou a turnê ‘Salve, Salve o Nordeste’, que reuniu apresentações em um trio elétrico por cidades como Ribeira do Pombal, Juazeiro, Jaguarari, Uauá, Senhor do Bonfim e Cipó. Com a participação de Gabi Guedes (Orquestra Rumpilezz) e Morotó Slim (Retrofoguetes), o grupo gravou o single ‘Minha Música’. Além disso, participou da terceira temporada no Rio de Janeiro, no Circo Voador, com as participações de Farofa Carioca, DJ Cyro, Paulinho Moska, Martin’ália e Alceu Valença.

Foi premiada como representante da nova geração da música produzida na Bahia na Mostra SESC de música/2012.

Neto Lobo2
Meu Pé de Umbu
Neto Lobo E A Cacimba
Neto Lobo2
Seu Zé
Neto Lobo E A Cacimba
Neto Lobo2
Rock de Tabaréu
Neto Lobo E A Cacimba