O Projeto

O Mapa Musical da Bahia é uma ação da Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) que visa identificar, valorizar e promover a produção musical dos profissionais que atuam nos 417 municípios da Bahia. A iniciativa se focaliza na produção musical representativa dos 27 Territórios de Identidade do estado e busca revelar a diversidade dos cenários musicais da Bahia.

O projeto surge para suprir uma lacuna de informações acerca da variedade da atividade musical da Bahia, estado detentor de uma produtividade intensa, com grande demanda de incentivo por parte dos seus artistas e agentes. Assim, o Mapa Musical pretende ampliar o conhecimento sobre esses músicos compositores e profissionais, principalmente os emergentes ou que ainda não estão inseridos no mercado da música, dando mais visibilidade aos seus trabalhos.

Compondo um banco de dados online no seu portal (www.mapamusical.ba.gov.br), a iniciativa gera uma base de indicadores para o planejamento de ações e políticas públicas de incentivo e fomento. O Portal Mapa Musical da Bahia é uma plataforma online de difusão da produção musical da Bahia. Nele tanto constam músicas e informações sobre os artistas inscritos, selecionados por críticos e especialistas que, ao fim de cada período de inscrição, analisam todo o material enviado, como dados curriculares e portfólio de ações dos profissionais da cadeia produtiva. Desta forma, além de uma base de indicadores, o site se apresenta como uma ferramenta de mapeamento de profissionais para cada ramo de atuação e região mercadológica.

COMO FUNCIONA

As inscrições são permitidas apenas para profissionais atuantes no cenário da música baiana.

Para os músicos, basta apresentar as informações sobre sua carreira, podendo também apresentar até 3 (três) obras de sua autoria e/ou obras de domínio público com arranjo musical autoral. Também é permitido apresentar outras atividades curriculares secundárias relativas à área musical. O material musical cadastrado será avaliado para que se preze por gravações com qualidade técnica considerável, sem desconsiderar o quesito valor cultural, e posteriormente incorporado ao site e sua rádio.

O procedimento para os profissionais da cadeia é similar: basta preencher as informações com seu histórico profissional e currículo e, caso queira, anexar arquivo PDF com release ou peça promocional. As informações passarão por uma conferência do preenchimento e posteriormente serão incorporadas à Plataforma de Mapeamento.

As inscrições podem ser feitas pela internet, através deste sistema online, ou pelos Correios, mediante envio de formulário totalmente preenchido. Estão disponíveis para audição as músicas inscritas nas chamadas 1, 2, 3 e 4, indicadas por suas respectivas comissões de seleção. O Portal Mapa Musical da Bahia funciona, desta maneira, como fonte de informações para pesquisadores, produtores, críticos ou mesmo jornalistas e autores ligados à produção musical baiana.

DESDOBRAMENTOS

Ao longo desses quatro anos, a Coordenação de Música da FUNCEB contribuiu para a difusão e fomento da cadeia através da produção e veiculação de programas de rádio com artistas, tendo como objeto as obras musicais contempladas nas chamadas anteriores. Neste período, a Coordenação de Música da FUNCEB também deu início à produção da primeira coletânea de discos do Mapa Musical da Bahia para fins de distribuição em âmbito nacional e internacional, lançada no dia 10 de Dezembro de 2015.

Nesta 6ª chamada, busca-se saber quem são os profissionais que atuam no campo da música, nos 27 territórios de identidade, conhecê-los, identificá-los de forma a compor um banco de dados mais consistente e abrangente que subsidie o planejamento de ações culturais e políticas públicas. A partir disto, novas ações de desdobramento serão pensadas para que se contemple a cadeia produtiva da música baiana na mitigação de suas carências, ao estimular o seu crescimento, intensificar a sua capilaridade e prover recursos necessários para a sua sustentabilidade.

O primeiro desdobramento da ação está exatamente no produto gerado pelo seu mapeamento, um banco de dados de profissionais da cadeia musical disponível para consulta pelas empresas e pela sociedade civil.