Ricardo Marques – Seleção 2014

Macroterritório 2 • Metropolitana de Salvador • Salvador • Seleção 2014

Ricardo Marques Santiago

Contato: ricardomarkis@yahoo.com.br

RICARDO MARQUES

Guitarrsita e bandolinista, compositor e professor, começou sua carreira tocando guitarra baiana em bandas de trio elétrico e acompanhando cantores na noite soteropolitana. Em trinta anos de estrada já colaborou com Vânia Abreu, Daniela Mercury, Elza Soares, Jussara Silveira, Luciano Salvador Bahia, Edil Pacheco, Carlos Pitta, Jorge Zarath, Os Ingênuos, Mandaia, Fred Dantas, Ana Flora (Itália), Lea Costa (Itália) e Vicenzo Palermo (Itália), Confraria da Bazófia, André Macedo, Kamaloka, Alfredo Moura, Guida Moira, Lui Muritiba, Renan Ribeiro, Gente Brasileira, Cláudia Cunha, Sambatrônica, Duo Barros Reis, Sandra Simões, dentre outros. No exterior, residiu na Itália (90-94) onde aprimorou estudos e trabalhou como músico, professor e divulgador cultural da associação Fala Brasil. Com o “Ricardo Marques Quartet” fez mais de 80 shows no verão italiano de 1993. Ricardo já se apresentou, também, na Suíça, Alemanha e EUA, em grandes festivais (Montreux, Tubbinghan); participou de trilhas e atuou em musicais do teatro baiano (“Vapor Barato” – 1998; “Do Outro Lado do Mundo” – 2000; “A Pedra Do Meio-Dia” – 2006) e na Televisão:(Camerata Popular do Recôncavo – 2003/2004/2006 e Carlos Pita – 2005 e 2013).
Recebeu o prêmio de melhor música instrumental do V Festival de Música Educadora FM, com o samba-choro “Caminho de Casa”; em outras duas edições (2010 e 2013) foi premios menores, com suas músicas incluídas entre as 14 do CD do mesmo festival.
Atualmente, Ricardo desenvolve projetos de educação musical para jovens e adultos; é professor de violão e guitarra da Cidade do Saber – Camaçari – desde 2007; já tendo lecionou nos cursos de extensão da Ufba e no Colégio Villa-Lobos e Colégio Antônio Vieira; é diretor musical das turnês do cantor Carlos Pita e do grupo Camerata Popular do Recôncavo e da Sambatrônica.

ricardo marques
Caminho de Casa
Ricardo Marques
ricardo marques
Passárgada 45
Ricardo Marques
ricardo marques
Valsa Para Beatrice
Ricardo Marques