Zinha Franco – Seleção 2014

Macroterritório 2 • Metropolitana de Salvador • Salvador • Seleção 2014

Marília Franco da Silva

Contato: zinhafranco.ba@hotmail.com

* Iniciou na música profissionalmente com 17 anos, tocando contrabaixo e compondo para participar de um festival no colegial chamado “Máquina do som”. A banda que participara no festival se chamava In off, onde sua primeira musica “Recados do coração”, ganhou a primeira fase do concurso.

* Em 2010, recebeu um convite para tocar em uma banda de samba só de mulheres, Samba Maria, onde passou três anos de sua vida se dedicando ao samba, participando de eventos como o “Salvador Fest”, Carnaval de Salvador, e, abrindo shows para cantoras de nível nacional como Preta Gil.

* Pela bagagem e referência, a banda de samba também só de mulheres, Chita Fina, chamou Zinha Franco para acompanhar o grupo em shows fora e dentro da cidade. Zinha fez uma pequena passagem pela banda, tocando em Irecê no dia internacional da mulher, no dia 2 de fevereiro na lavagem de Iemanjá e na lavagem de Santo Amaro, dividindo o palco do evento com Luís Caldas e Chiclete com Banana. Nesse período que passou com a Chita Fina, quem comandava a banda era a cantora Wil Carvalho.

* Ainda no caminho dos graves, tocou com várias cantoras alternativas de Salvador, entre elas, Daniela Tourinho e Marília Sodré. Participou de um cênico musical chamado Adupé, que retrata uma saudação para os Orixás. O espetáculo contou com a direção de Fernanda Júlia e Thiago Romero, que era o cantor do Cênico, e a direção musical ficou por conta dos músicos, Spike e Ricardo Costa. O espetáculo fez temporadas no Espaço Xisto Bahia, Teatro Vila Velha e Sala do Couro do TCA.

* Em 30 de Março de 2012, no espaço Cultural Casa da mãe, Zinha Franco, lança o seu primeiro show autoral, o show teve o título de “Esquenta mosaico”, que foi um esquente para o lançamento de seu primeiro cd autoral que chegara um anos depois.

* Durante o ano da sua estreia como cantora e compositora, ela fez vários shows solo pela cidade. Mediante ao aparecimento, foi convidada para participar do projeto “Meninas do Rio”, o projeto que fez uma alusão ao bairro do Rio Vermelho, convidando em cada terça-feira do mês, uma cantora alternativa de salvador para fazer um show no espaço Visca Sabor e Arte, no Rio Vermelho. No dia em que se apresentou, Zinha Franco fez uma matéria exclusiva para o TVE Revista, falando sobre o projeto.

* Novembro de 2012, Zinha participou do projeto MPB – Musica Preta Baiana, projeto da fotografa Débora Monteiro, que homenageou com fotos em tela, no mês da consciência negra, 20 músicos baianos, entre eles, Larissa Luz, Dão e Peu Meurray.

* Em Janeiro de 2013, ela lança o cd “Mosaico”, sua primeira obra. O Mosaico, contém 8 faixas de sua autoria, onde a cantora e compositora mostra o “mosaico” de ritmos que o músico pode atingir. A obra ficou sobre a sua direção musical e vem com a participação do cantor e compositor Baiano, Pietro Leal, que propõe um charme na musica “Mi maior”, faixa número 4 do cd da cantora.

* https://www.youtube.com/watch?v=xi-vmP9vPho
* https://www.youtube.com/watch?v=4SKK-LojPsE
* https://www.youtube.com/watch?v=D7RuS2ZvDDE
* https://soundcloud.com/zinha-franco-oficial

zinha franco
A Brisa
Zinha Franco
zinha franco
Paralisa
Zinha Franco
zinha franco
Mi Maior
Zinha Franco